quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PERVERSÃO BOLSONAZI TEM EXPLICAÇÃO

O fenômeno 'bolsonazista': trata-se da própria materialização da 'razão cínica' citada e criticada Peter Sloterdijk (2011), que se resume na máxima: "eles sabem o que fazem e, mesmo assim, continuam a fazer".

Interessante essa análise psicológica: Bolsonaro representa - como símbolo e politicamente - o 'desejo' sem nenhuma 'neurose' - a 'perversão' freudiana.  

E o desejo é o extermínio do Outro, que é identificado como aquele que não se enquadra, por qualquer razão, em um padrão socialmente imposto. 

Na verdade, trata-se somente de um discurso individualista (e nada cristão): é exterminar o que VOCÊ não aceita, não gosta e não tolera.

Esse discurso é travestido - cinicamente - por uma defesa dos bons valores morais 'cristãos' (unicamente pelo SEU entendimento de cristianismo), dos bons costumes e da boa tradição familiar também dita 'cristã', mas, esquecendo da tal bíblia os episódios de: incesto, de pais assassinando filhos, de poligamias... entre outras passagens curiosas.

Sem mencionar que as maiores igrejas representantes do cristianismo dizimaram milhões de pessoas em guerras santas, nas fogueiras da Santa Inquisição e, na atualidade, seus representantes são acusados de corrupção por desvios, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos e crimes de estupros e pedofilia. Mas, esqueçamos esse aspecto tenebroso do cristianismo. Ops... Desculpem-me: JAMAIS DEVEMOS ESQUECER. 

É bom também não esquecer que há idiotas - como o suposto cantor Zezé de Camargo,  que advoga publicamente que não sofremos uma ditadura no Brasil, mas um "militarismo vigiado" e que, por essa razão, o número de pessoas torturadas e mortas pelo regime foi  "irrelevante" frente aos números de outros países que supostamente são uma "verdadeira didatura". Ainda, alguns artistas conseguiram se exilar para não serem mortos e torturados, então...Foi mera bobagem e isso não justificaria elevar o estatuto dos chamados "anos duros" no Brasil para "ditadura".
Pena que as famílias de parentes mortos e torturados não podem concordar com isso, não é, Zezinho? Mas você não tem a devida cognição para lidar com essa informação que presume entendimentos de política, história, opressão: sua "Arte", pouquíssimo engajada e acrítica não exige essa demanda de informações. Logo, é compreensível que esse pensamento tenha sido proferido por você. Fica uma dica: cala a boquinha, em respeito aos parentes de vítimas de tortura, desaparecidos e mortos.

Curiosamente, os que aplaudem hoje o Zezé de Camargo por sua equívoca colocação e, logicamente, pela afinidade ideológica que prega uma volta ao militarismo no Brasil - diga-se "a ordem", que é exatamente o extermínio do Outro através da coerção - clamam por Bolsonaro nas eleições presidenciais para 2018. 

E Bolsonaro tem como grande ídolo Ustra, o maior torturador da história da ditadura no Brasil. Zezé e Bolsonaro: que dupla dinâmica. Já vejo até o nome do hit do CD:  "Tá ruim, mas piora".

É perversão personificada. É razão cínica, que emerge sem pudor, assumida, e orgulhosamente declarada. É o fim da neurose freudiana.

Em suma, chama atenção a análise do psicólogo Rui Melo (apud CRUZ, 2017), nesse ponto:
"Bolsonaro instiga a perversão que existe em cada um de nós. Todos nós temos um componente perverso".
Assumir a perversidade é sinal de que o tal cristianismo eatá deturpado e sendo pregado em formas incrivelmente intolerantes, como nunca vistas antes: basta notar os ataques de traficantes convertidos em fundamentalistas de igrejas neopentecostais contra lugares de culto de religiões de matriz africana no Rio de Janeiro. Seus ataques são motivados pelas ações proselitistas dessas igrejas evangélicas, que pregam o embate - e, pior que isso - estão legitimadas por um governo do estado do Rio de Janeiro assumidamente evangélico neopentecostal, bispo e dono de uma instituição religiosa dessa linha ideológica, que não interfere nos crimes de violência religiosa intolerante.

Estado de guerra. O que voga é o extermínio. Sem neurose.

Fonte:

CRUZ, Maria Tereza. Bolsonaro? Freud explica. Yahoo Notícias. 12 set.2017. Disponível em: .<https://br.noticias.yahoo.com/bolsonaro-freud-explica-140154590.html>. Acesso em 13 set.2017

SLOTERDJIK. Peter. Crítica da razão cínica. Relógio D'Água Ed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Te respondo assim que puder.

Thanks for your add! I´ll send you an answer as soon as possible.